Sim, faz tempo que quero fazer esse post por motivos muito egoistas: são tantos interesses e podcasts que me esqueço. Na hora que quero ouvir, olho se tem algum episódio novo daquelas produtoras preferidas. Mas se não tem ou tô afim de ouvir coisas novas e diferentes vou resgatando algum do passado. E visitando meu histórico de podcasts ouvidos, apenas percebi que nem lembrava de vários… Outra utilidade seria mostrar pras amizades essa lista.

Sou dessas pessoas que ouve podcast para fazer tarefas domésticas (principalmente lavar a louça ou cozinhar), tomar banho, fazer atividades manuais como costura, desenho, pintura, crochê, tricô, soldar, montar/desmontar eletro-eletrônicos, gambiarras, jogar joguinho tosco. Distrair da vida mundana ou crises que preciso me desidentificar. Me informar. Descobrir que tem mais gente que pensa ou sente como eu… Aprender novas maneiras de ver as mesmas situações. Ou seje, melhor eu ir logo pra lista de podcasts pq ela não é pequena.

Os Favoritos / Mais Ouvidos:

Pode me julgar mas esse é o podcast que me ajudou a manter a sanidade nessa quadra da história. Dá muita vontade de evitar a realidade mas isso faz só a gente ficar cometendo repetidamente os mesmos erros. Então sim, Bora rir e passar raiva? com o Medo & Delírio em Brasília. Nesse momento publicando 2 episódios semanais mais ou menos.

Outro fav é o Rádio Novelo Apresenta como elas falam são “histórias que você nem sabia que precisava ouvir”. Amo. É um ep por semana que publicam toda quinta-feira.

Me dei conta que tem muito podcast e vou apenas listar nome e link aqui dos principais e durante a semana vou colocando detalhes e impressões. (editado 12/10/23)

Café del Sur: Um programa de rádio da Radio 3 com o apresentador Dimitri Papanikas publicado aos domingos. O podcast normalmente é em espanhol mas tem dias que mistura vários idiomas e achei essa maravilha num momento de profunda descrença na humanidade por motivos de Brasil na pandemia. Decidi procurar vídeos de internet com falas de Eduardo Galeano pra voltar ao normal… em algum momento veio a ideia de procurar podcasts sobre ele. E assim cheguei aqui no meu primeiro ep mas não exatamente nesse link porque ouvia no spotify mas faz uns dois meses que sumiu os eps mais antigos lá no verdinho. Esse programa existe desde 2009 e aqui tem muitos episódios.

Duolingo Spanish Podcast: Adoro aprender idiomas e esse é um programa para pessoas que falam inglês e estão aprendendo espanhol. Mas não é por isso que escuto. É porque tem histórias maravilhosas. São muitos episódios e minhas temporadas favoritas são a 12, cheia de arte e literatura e a 17, The Mystery of the Itata. A host Martina Castro é apenas maravilhosa e agora editando essa lista fui pesquisar mais sobre ela pois sempre tinha vontade de fazer isso mas tava com as mãos ocupadas enquando ouvia. Parece que ela tem outros podcasts interessantes que provavelmente adicionarei nessa lista numa próxima edição num post no futuro ou ficará no campo dos desejos.

Primeiro Contato: Esse é pra nerdaiada véi de computador lembrar dos primeiros computadores e jogos e me fez ter vontade de instalar emuladores pq sim. Tem três temporadas e é muito informativo.

Paciente 63: É uma ficção. Um suspense futurista tipo dark na pandemia.

Crime e Castigo: É sobre uma fagulha de esperança chamada justiça restaurativa. E ainda explica que não tem nada a ver com constelação familiar nem nada que ponha a culpa na vítima ou em adivinhações perigosas.

Eletronicamente Falando: Um videocast com gente de uma loja de componentes eletrônicos de Blumenau-SC entrevistando pessoas/parcerias que usam componentes eletrônicos na região. Acho divertido e interessante pq as informações de eletrônica que consumo são geralmente gringas. E o segundo ep foi muito bom e descobri essa pessoa incrível chamada Julia que faz muita tralha divertida e ainda ensina as pessoas por várias redes diferentes mas o canal dela no youtube é o que mais gosto.

WIRED Security: Bem curtinho com novidades novíssimas em inglês.

Podcast Tecnopolítica: Escuto pra matar a saudades da Cryptorave.

Prato Cheio: Pra ser mais noiade que já sou com a comida e td que envolve.

Jornal do Veneno: Tipo o anterior mas feito pela jornalista Juliana Gomes e seus ajudantes. Parece que recentemente o ajudante ruivinho ficou doente e ela deu uma pausa mas logo volta a deprimir nossos fins de semana com o podcast que nem deveria existir.

Hoje Tem fofoca partilha. Sim. Sou ouvinte burra e pretendo algum dia ser paganis. Fez o que deu.

Foro de Teresina: É semanal de notícias e meio cringe mas tem a Thais Bilenky pra salvar os marmanjos. Digo isso mas escuto td os episódio na sexta ou no sábado pq sim.

E falando nisso tem tbm o Alexandre, apresentado pela Thais e também O Sequestro da Amarelinha apresentado pelo Toledo e Jamil Chade. Os dois são séries com seis episódios cada.

Rádio Escafandro: As histórias são tão boas que com o tempo vc consegue ignorar o efeito irritante de voz aspirada que colocam no apresentador Tomás Chiaverini. Já ouvi a voz dele em outro podcast e não tinha esse efeito. Não ouvi todos os eps mas gostei muito do 87 e 88: A história secreta da Shindo Renmei (parte 1 e 2) e também do 90: Era uma vez um Google bonzinho. Entre outros.

Projeto Querino: Uma parte da história que não aprendi na escola. Inspirado no 1619 podcast que ainda não ouvi inteiro.

História Preta: Ainda não ouvi todas as temporadas mas Malcolm & Martin me fisgou porque no conflito entre defesa ativa e não violência ainda vou precisar refletir muito.

Praia dos Ossos: Foi o primeiro podcast que ouvi da Rádio Novelo. É também uma história que precisa ser ouvida e espalhada.

Já que deu uma baixada no clima do programa desse post, vamos seguir ladeira abaixo mais um pouquinho…

A Mão Armada: São cinco episódios sobre a política armamentista do inelegível.

A República das Milícias: Aquelas coisas MADE IN RIO que ninguem quer que se espalhe pelo BR mas se bobear tá aparecendo na Bahia e no resto do país tbm. E por sorte esse podcast é baseado no livro homônimo e assim consigo sair dos assuntos tensos migrando para a literatuuuuuuura.

Adorei A Terceira Margem do Reno que ouvi num momento que estava achando o podcast da revista Quatro Cinco Um meio “foi mal tava doidão”. Mas depois se redimiram com os episódios da Clarice Linspector entre outros.

Guilhotina - Le Monde Diplomatique Brasil: Meio cabeção e depende bastante da pessoa convidade e do assunto. Faz um tempinho que não escuto e deu vontade de ouvir os novos.

Rádio Companhia: Cheguei aqui por causa do episódio do Krenak com Emicida. Mas confesso que tenho lido pouca literatura nova e tô me alimentando de Galeano com Drummond e Tolkien pq sim. E isso me leva pra outros que sigo mas raramente ouço: o Marca Página, Quarta Capa Todavia e tbm um argentino Vidas prestadas.

O último podcast sobre livro vai ser o Rita Lee: Outra Autobiografia que faz chorar mas ajuda elaborar o luto dela e também outros lutos. Saiu pesado mas dói apenas o necessário. Essa foi a minha percepção.

Cansei de assunto sério e vou pra aleatórios de novo.

Habitat: É sério mas escuto como entretenimento pq sou dessas pessoas. Pra se deprimir mais tem o Tempo Quente. Mas só falei dele agora pq tinha esquecido antes.

Encruzilhadas: É várias brasilidades juntas.

Mano a Mano: pq sim.

Imposturas filosóficas: Tem eps que amo e outros acho chato. O último ep que ouvi e gostei foi o #220 quando os pés não tocam mais o chão #espinosa.

Vida Não Mono: Esse não é de teoria. E é pra pessoas adultas.

Botando pra tremer: É patrocinado por um lubrificante com jambo. Aquela planta que adormece a boca…

Sketching Stuff: Um cara chamado Charlie O’Shields que fica falando das piras dele em relação a aquarelas que ele chama doodlewash e esse tbm é o nome da plataforma criada por ele. É uma viagem e não sei porque escuto mas acho que é pra me sentir normal. Em inglês.

Poisé tem outros que escuto menos e ainda não estão nessa lista mas meu tempo acabou e volto aqui em breve para atualizar.

Beijos endomingados!

Outra ideia pra ouvir quando não tô afim de podcast nem de escolher alguma música é a playlist maravilhosa do Pira Rural. #fikdik

Atualização 1 (12/10): Ainda tem muitos outros mas o tempo acabou de novo.

Beijos de dia das crianças!

Atualização 2 (13/10): vou ouvir essa playlist do Pira alternada com Vamo a portarnos mal pq sim!!! (minha mesmo) por motivos de não aguento mais pensar em podcast por algum tempo. Que não sei quanto tempo será pois tem ainda os “menos ouvidos” ou agrupados por assuntos que não estão aqui. Mas ficarão pra um próximo post pq sim.

Fez o que deu.
#sextou