Sou dessas pessoas que adora aprender tudo. Fazer as coisas, como o mundo funciona, idiomas… Mas como tudo é muita coisa, tem que ser uma coisa de cada vez. Se o assunto é longo tem que ser um pouquinho cada dia e assim chegamos no duolingo.

E em aprender a usar o github actions pra colocar essa firula de duolingo lá no perfil do github.

Primeiro tem que ter uma conta no duolingo e uma conta no github e fazer um repositório com seu nome de usuárie no nome do repositório. Por exemplo o meu é https://github.com/Craftermath/Craftermath

Aí tem que criar esse arquivo README.md que você pode escrever o que quer que apareça no seu perfil. E no lugar que é pra aparecer a tabela do duolingo você escreve a tag <!-- duolingo --> assim:

#README.md

Olá! Meu nome é ...                  #essa linha é opcional
Outras infos...                      #essa linha é opcional

<!-- duolingo -->

_made with [Craftermath/duolingo-to-markdown](https://github.com/Craftermath/duolingo-to-markdown)_   #essa linha é opcional

O próximo passo é criar o Github Secret chamado DUOLINGO_USERNAME com seu nome de usuário do duolingo. Pra isso você vai na aba Settings (ou configurações) dentro do seu repositório com seu nome (aba mais a direita), vai abrir uma coluna a esquerda e você clica em Secrets and variables e depois em Actions. Vai aparecer um botão do lado direito New repository secret e segue toda vida reto é só por DUOLINGO_USERNAME no Name e seu nome de usuárie do Duolingo no Secret. Isso foi feito assim porque na API anterior do duolingo a gente usava a senha também e pq a gente gosta de organização. Mas se não quiser fazer esse passo e gostar de gambiarra é só procurar nos dois arquivos dos próximos passos a expressão DUOLINGO_USERNAME e substituir por seu nome de usuárie do Duolingo.

Depois copie e cole o arquivo duolingo-to-markdown.yml que pode pegar no meu perfil ou no perfil do exemplo para o seu diretório SeuUsuarie/.github/workflows. Observe que SeuUsuarie deve ser seu nome de usuárie do github. Se não tiver o diretório workflows você tem que criar dentro do .github. Já aproveita pra criar o diretório scripts também dentro do .github que usaremos no próximo passo.

Copie e cole o arquivo duolingo-to-markdown.py do meu perfil ou do exemplo para dentro do diretório .github/scripts criado no passo anterior.

Depois disso você pode ir na aba Actions e procurar no lado esquerdo da tela os workflows e clicar no dailyduo. No lado direito da tela vai aparecer um botão dizendo Run workflow e é só clicar pra ver a magia acontecer.

Se gostou da brincadeira deixe uma estrelinha lá no https://github.com/Craftermath/duolingo-to-markdown.

Há braços!

#PiDay
#sextou