Faz tempo que estou com vontade de escrever aqui e estou com muuuuuitas novidades maravilhosas. Mas hoje vai ser sobre fazer um blog numa linguagem que não sabia nada e apenas segui os tutoriais. Então… Deu um pouquinho errado, mas agora já consertei também e por hora está resolvido.

O que aconteceu foi que o comando jekyll serve no terminal apenas não fazia mais a mágica dele, no caso rodar o blog localmente.

O pequenino problema é que nem sabia onde achar o erro já que as mensagens que apareciam eram códigos autogerados sei lá se pelo tema ou pelo github pages ou coisas do jekyll mesmo. Esse tema maravilindo achei na internet e o próprio tema não é novo nem tava muito atualizado e ainda mudei umas coisas sem ter muita confiança. Pro caso de alguem ter um blog desse tipo e tiver esse problema de “nem sei se era nesse diretório que devia escrever jekyll serve e além de não gerar o blog local ainda vinha uma mensagem gigante de gems ignoradas e requireds não carregados…” ou para meu eu futuro tentar isso novamente da próxima vez, vou deixar uma lista de comandos que fizeram esse post possível hoje:

gem update jekyll  
gem update bundler

Nesse ponto parecia que pelo menos as gems que deveriam estar atualizadas estavam mas outras gems que pedia pra atualizar dava uma mensagem assim “issaí nem tá instalado, miga sua loka”.

Daí o jeito foi fuçar no site do moço que fez esse theme pra ver se tinha alguma atualização recente, vai que… mas não tinha. A última atualização no github do tema era de Maio de 2020.
Depois disso fui fuçar no github da conta da pessoa que criou o tema no qual o moço se baseou e achei lá um blog de 2014… tem tudo pra dar certo :p
Inspirade por issaí tentei:

sudo gem install jekyll jekyll-paginate

Curiosamente instalou aquelas 29 gems que não tinha conseguido atualizar antes. Mas ainda faltava fazer umas três sugestões que apareciam nas primeiras linhas do terminal:

gem pristine ffi --version 1.15.5
gem pristine nio4r --version 2.5.8
gem pristine websocket-driver --version 0.7.5

Depois disso rolou o final feliz com

jekyll serve

*vou tentar postar isso aqui agora e depois volto pra listar os comandos que usei pra fazer isso. Vai que fico mais meio ano sem escrever nada depois nem lembro mais como se faz e o histórico do terminal num tá mais lá pra me socorrer.

Atualização rápida:

git add _config.yml _posts/2022-12-08-o-retorno.md
git commit -m "post: O Retorno"
git push

Ainda não sei como faz quando tem tag nova, porque tem que adicionar a tag no diretório das tags e rodar um comando que não lembro mas agora acabou meu tempo.

Beijos pra quem leu e pra essa Carol do futuro que vai revisitar o caminho das tags no futuro ;)